Projetos brilhantes

Lendo a matéria da Casa Vogue sobre uma casa projetada pelo arquiteto  Frank Lloyd Wright, que irá a leilão no próximo dia 15, resolvi pesquisar mais sobre a vida desse arquiteto, que introduziu a arquitetura moderna nos EUA, responsável por mais de mil projetos, sendo mais de quinhentos construídos, considerado, portanto, um dos arquitetos mais importantes do século XX e maior arquiteto americano de todos os tempos pelo American Institute of Architects.

Os projetos de casas realizados entre 1900 e 1917 foram chamadas de 'prairie houses'. Aparentemente estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões internas – sendo isso o que eu mais gosto nos projetos residenciais americanos.

A Casa da Cascata, considerada uma das casas mais famosas do mundo, tem como principal característica o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda d’água, servindo dos elementos naturais ali presentes: pedras, vegetação e a própria água como constituintes da composição arquitetônica.




O museu Solomon Robert Guggenheim é outra obra importante do arquiteto. Localizado em Nova York, o museu abriga importante coleção de arte moderna com um incalculável valor artístico e monetário. É famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica.




A casa que será leiloada foi construída para um cadeirante veterano de guerra, sendo uma das obras mais significativas do arquiteto, por conta das restrições de circulação e segurança impostas pela condição física do proprietário.








Nada mal para um lance mínimo de U$500 mil, o que acham?

Curtiram?

Bjs

Mônica

Comentários

Postagens mais visitadas